Uma visão para os cuidados com a saúde primários no século XXI

Os cuidados com a saúde primários são uma abordagem da saúde que abrange toda a sociedade e visa garantir o mais elevado nível possível de saúde e bem-estar e a sua distribuição equitativa, dando prioridade às necessidades das populações o mais cedo possível ao longo de toda a cadeia de cuidados, desde promoção da saúde e prevenção de doenças até ao tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, mantendo-se o mais próximo possível do ambiente quotidiano das populações.

Os cuidados com a saúde primários reúnem três componentes interdependentes e complementares: a prestação de serviços de saúde abrangentes e integrados, dos quais os cuidados primários e os bens e funções de saúde pública constituem os elementos centrais; aplicar políticas e medidas em múltiplos sectores para abordar determinantes mais amplos e a montante da saúde; envolver indivíduos, famílias e comunidades e dar-lhes os meios para participarem mais socialmente, bem como para autoadministrarem cuidados e serem mais independentes em questões de saúde.

Os cuidados com a saúde primários baseiam-se num compromisso com a justiça social, a equidade, a solidariedade e a participação. Reconhecem que a posse do mais elevado padrão de saúde possível constitui um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção. Alcançar uma cobertura de saúde verdadeiramente universal exige passar de sistemas de saúde concebidos em torno de doenças e instalações para sistemas de saúde concebidos para pessoas, com pessoas.
O que fazer quando com a unha encravada
Os governos, a todos os níveis, devem enfatizar a importância de agir para além do sector da saúde, a fim de se empenharem numa abordagem à saúde que envolva todas as autoridades públicas, integrando uma componente de saúde em todas as políticas e com uma forte ênfase na equidade e em intervenções que tenham em conta todo o curso da vida.