Terapia hormonal

Se você continuar fértil durante o tratamento e quiser engravidar depois que ele terminar, certifique-se de saber quanto tempo esperar antes de tentar engravidar. É difícil encontrar estudos sobre esse assunto; no entanto, alguns sugerem que engravidar logo após a quimioterapia pode prejudicar o feto, causar defeitos congênitos ou causar um aborto espontâneo. As terapias hormonais são frequentemente usadas para tratar o câncer de mama ou outros tipos de câncer. Isso pode afetar sua capacidade de ter um filho.

Alguns desses medicamentos, como o tamoxifeno, podem não causar problemas para engravidar, mas podem causar defeitos congênitos. Outras terapias hormonais podem bloquear ou suprimir os hormônios, causando infertilidade ao fazer com que a mulher entre na menopausa precoce. Isso pode ser temporário ou permanente, dependendo do tipo e duração do tratamento. É sempre melhor conversar com sua equipe de saúde sobre seu tratamento e quaisquer possíveis efeitos em sua função sexual e fertilidade.

fertilizaçao in vitro Adriana de Goes

Também é muito importante discutir se você precisa usar anticoncepcional durante ou após o tratamento. Terapia direcionada e imunoterapia – A terapia direcionada e os medicamentos imunoterápicos atacam as células cancerígenas de maneira diferente dos medicamentos quimioterápicos padrão. Pouco se sabe sobre seus efeitos na fertilidade ou problemas durante a gravidez. É importante discutir com seu médico a terapia direcionada ou os medicamentos imunoterápicos que você receberá e os riscos que eles causam à fertilidade.

Pergunte também se você precisa tomar medidas de precaução. Certas informações são conhecidas, tais como: O bevacizumabe (Avastin ®) pode causar insuficiência ovariana e os ovários de algumas mulheres nunca se recuperam. Alguns medicamentos de terapia direcionada (talidomida e lenalidomida) causam um risco tão alto de defeitos congênitos que as mulheres são obrigadas a usar dois tipos de contracepção eficazes enquanto estiverem tomando esses medicamentos.

Dra. Adriana de Góes Soligo | Clínica de Reprodução Humana Assistida
R. do Rocio, 423 – Conj. 1502 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04552-000
01130450016